O Shiatsu é um método terapêutico criado em 1868, oriundo da medicina oriental, que consiste no estímulo de pontos distribuídos ao longo do corpo, considerados canais de energia vital: os meridianos. A terapia tem como finalidade principal restabelecer o funcionamento dos órgãos, aumentando a resistência natural do organismo contra doenças e outros problemas de saúde físicos, emocionais ou psíquicos. Para isso, durante as sessões o terapeuta utiliza seus dedos, mãos, cotovelos e joelhos para exercer pressão sobre os meridianos do paciente, buscando equilibrar o fluxo da energia vital.
Ao todo são 12 meridianos principais (pulmões, intestino grosso, estômago, baço-pâncreas, coração, intestino delgado, bexiga, rins, circulação, triplo aquecedor, vesícula biliar e fígado) e dois extras (vaso governador e vaso da concepção). Cada meridiano está relacionado ao órgão ao qual está associado, além de emoções e padrões psicológicos do paciente.
Antes da primeira sessão, o terapeuta realiza uma consulta na qual ouve as queixas e investiga aspectos como histórico médico, estilo de vida, hábitos alimentares e atividades físicas do paciente. O diagnóstico o ajudará a construir o plano terapêutico.
Recomendações Recomenda-se que o paciente use roupas largas e confortáveis, faça refeições leves e não consuma bebidas alcoólicas antes das sessões. Já durante a massagem, aconselha-se que mantenha-se relaxado e em silêncio e informe de imediato ao terapeuta caso sinta dor ou desconforto.
ContraindicaçõesO Shiatsu é contraindicado para grávidas nos primeiros três meses de gestação e como tratamento principal de infecções, doenças cancerígenas ou contagiosas, fraturas, feridas abertas e no período pós-cirúrgico.
Comments